Mc.2, 1-12
O Senhor nos chama a construir a Casa do Fratello. Esta passagem mostra a atitude que eu tenho que ter.
Jesus começa a dizer que estava em Cafarnaum em uma casa e não conseguiu ficar escondido naquela casa. Porque ele não conseguiu ficar escondido. Porque Ele é a luz do mundo. A luz saía do Senhor. Então, aonde Ele chegava Ele transformava as coisas, Ele transfigurava as coisas, Ele energizava as coisas. Transformava as coisas com quê, com a presença.
Porque que Jesus transformava as coisas com a Sua presença? Porque Ele estava Nele e Ele estava em Deus.
Se nós conseguirmos essa arte de esvaziar nossa mente de manhã, esvaziar nosso coração de manhã, se nós conseguirmos ficar presentes em nós mesmos, o Espírito Santo vai nos possuir. E onde você for, as coisas em volta serão transfiguradas. Há relatos de pessoas que foram aos hospitais e transformaram, no hospital de psiquiatria, somente com a sua presença. Há relatos de pessoas que transformaram famílias, transformaram história somente com sua presença.
Então amado, o forte em nossa vida tem que ser a nossa presença. Eu diria, a presença de Deus em nós. Mas tem que ser a nossa presença. As pessoas vão construir a Casa do Fratello primeiro com a nossa presença. A nossa presença tem que ser presença de misericórdia. A nossa presença tem que ser uma presença de compaixão. As pessoas vão distinguir que eu sou IDE pela minha presença. Agora se eu pareço com “uma barata tonta”, a pessoa corre para lá, corre para cá, está sempre agitada, está sempre ansiosa, ansioso, necessariamente eu vou derramar isso nas pessoas. Eu tenho que buscar me acalmar para não jogar a minha ansiedade no outro, para não jogar meu desespero no outro, para não jogar minha angústia no outro. Porque quando eu vomito meu desespero, minha angustia, meu desespero no outro eu contamino o outro.
Os monges beneditinos falaram que podemos poluir o ar ou purificar o ar com nossas palavras. Nós temos que purificar o ar com nossas palavras. Mas para que eu possa purificar o ar com minhas palavras eu preciso estar purificado primeiro! E para que eu possa estar purificado, preciso aprender a silenciar, ficar em mim, ficar na presença do Senhor! Mas ficar em mim primeiramente! Depois purificado na presença do Senhor, a minha presença vai fazer a diferença, porque eu serei uma pessoa que farei a diferença. O Senhor me chama a ser essa referência; ser uma pessoa iluminada, não é assim que dizem? Jesus é o Verbo que ilumina todo homem. Então eu posso ser iluminado, alcançar a iluminação.
Nesse trecho havia quatro homens e um paralítico, amém? A qualidade desses quatro homens era serem amigos, eram amigos; mas não podiam fazer nada pelo paralítico. Pergunta: você tem quatro amigos de verdade? Você tem quatro amigos de verdade? Ah! Eu não tenho! Então é porque você não soube fazer amigos. Tudo põe a culpa no outro! Você tem quatro amigos de verdade? Quatro pessoas que estão dispostas a carregar sua maca? E você, é amigo de quatro pessoas a ponto de carregar a maca de alguém? Levar a pessoa a Jesus! O maior favor que podemos fazer às pessoas é levá-las ao Senhor.
Eles pegaram o paralítico, colocaram na maca e levaram à casa de Pedro. Não puderam passar pela porta, porque estava cheio de gente ali. Mas não desistiram. Tentaram entrar pela janela não tinha jeito também. Deram a volta pela casa e subiram sobre o telhado e o Mestre ensinava ali dentro. Começaram a fazer um buraco na casa de Pedro – nossa estão estragando minha casa! O que está acontecendo aí? E de repente aquele paralítico começa a descer. O que eu posso dizer disso: um espetáculo de fé!!
Um espetáculo de fé! Fé que coloca um paralítico lá dentro. E também amado, eu diria uma fé extraordinária que tirou aquela pessoa da zona de conforto. Eles poderiam ficar ali paralisados, mas não vamos ao Senhor. Os quatro saíram da zona de conforto. Todas as bênçãos que você procura na sua vida estão fora da sua zona de conforto.
Então, a Missão Ide quer construir a Casa do Fratello. E para nós construirmos a Casa do Fratello, teremos que sair da zona de conforto esse ano. De que maneira? Preciso ser um desses quatro que vão carregar essa maca. Quem está na maca? É o Fratello! E eu não consigo pegar sozinho a maca. Eu preciso que vocês peguem nas pontas, para entrarmos onde está Jesus, na casa de Simão Pedro!
Nós vamos precisar construir a Casa do Fratello, amém? Mas não é o mais importante, gente! Não é o mais importante! Não sei se Francisco vale como exemplo, porque ele está muito acima, mas foi um homem que realmente amou os fratellos, amou os irmãos, que antes do batismo no Espírito Santo, antes da experiência com Deus, ele corria de leproso, após a experiência com Deus ele corria atrás dos leprosos!
Percebem a diferença? A Missão Ide, nós somos chamados a correr atrás dos leprosos. E estou convidando vocês a construírem a Casa do Fratello. Eu posso ouvir a voz do Senhor hoje, claramente: “reconstruam a minha igreja”, “reconstrói a minha igreja” para nós: “constrói a Casa do Fratello”. Como eu vou construir essa casa? Com muito amor, com muito carinho, com muita união e com dinheiro também. Eu quero convidar a vocês a colocarem dinheiro para que possamos construir a Casa do Fratello.
Gente, não precisa ser grande não. Não precisa ser muito grande não porque não combina com Francisco. Acho que a primeira Casa do Fratello tem que ser bem simples. Precisa ser uma referência para nossos filhos, nossos netos, e quando olhar para a Ide: “nossa como era pequenininho, como era a cara de São Francisco!” Tem que ser a cara de Francisco. Tem que ser aconchegante. Tem que ser um lugar aonde a pessoa chegue: “puxa, aqui é a minha casa!” Tem que ser o lugar que o drogado chegue lá: “poxa vida, eu sou bem recebido aqui!” Travesti chega, “eu sou bem recebido aqui, ninguém me julga”. O alcoólatra chega, “eu sou bem recebido aqui”, o pecador chega, “eu sou bem recebido aqui”. O leproso chega, “eu sou bem recebido aqui”.
Isso não quer dizer que você está concordando com as atitudes da pessoa, quer apenas dizer que você está sendo São Francisco para elas. Quer apenas dizer que você está sendo Jesus para elas. Vocês conseguem imaginar o olhar que Jesus olhava na cruz para Maria Madalena? Como era o olhar do Senhor para Maria Madalena? Como era o olhar do Senhor para Francisco quando Ele falou reconstrói a minha igreja?
Mas não é desse olhar que eu estou falando meus irmãos! Como era o olhar de Francisco quando Deus falava para ele: “reconstrói a minha igreja”. Qual era o olhar de Francisco. O Senhor busca esse olhar hoje. Francisco saiu buscando pedrinhas. Ele escolheu tudo errado. Talvez nós vamos escolher tudo errado também, mas não tem problema, o Senhor quer que você traga as suas pedrinhas, os seus tijolinhos para reconstruir a Casa dos Fratellos. Tem os fratellinhos que ficam aqui embaixo, as crianças com autismo, e precisam de uma casa, pode ser simples, mas tem que ter muito amor nessa casa. Não adianta eu ter uma casa grande, forte, larga, extensa, uma capela maravilhosa e a casa não ter coração. A casa precisa ter coração! Ter veia; tem que ter sangue. E quem é o coração da casa? Somos nós.
Amados, se um de vocês, se um de vocês acreditarem nessa formação a Casa do Fratello está pronta! Se um de vocês acreditar na Casa do Fratello, a casa dos fratellos está pronta, mesmo que o fundador não acredite! Depende de você! Não estou colocando a responsabilidade nas suas costas, estou convidando você a fazer como São Francisco, pegar um tijolinho e construir. A porciúncula é muito pequena gente! Muito pequena! Eu acho que é a menor igreja do mundo!! E uma das mais famosas!
Porque é tão famosa aquela igreja? Tão pequena!! Hoje podemos fazer igual rapidinho! Mas por quê? Foi feita com amor! Feita com carinho, foi feita com afeto! Se você quiser fazer coisas para Deus, faça pouca coisa, mas faça… de quem é essa frase? Do louco de Deus! Se você quiser fazer coisas para Deus, faça poucas coisas, mas faça bem. Comece fazendo aquilo que dá para você fazer, depois você faz o possível, e sem perceber você vai fazer o impossível! De quem é essa frase? Do louco de Deus!
Então comece fazendo pouquinha coisa faça aquilo que é possível e sem perceber você vai fazer o impossível na sua vida. A Casa do Fratello tem que ser uma casa onde meu coração está lá.
Termino com isso: o que de concreto você vai fazer todo mês para a Casa do Fratello? Eu quero que você escreva em uma folha, não agora: o quê é que você vai fazer todo mês para a Casa do Fratello? Coloca no meio da sua Bíblia, algo espiritual e algo material. E eu quero que você o faça. Todo mês que você o fizer quero que se lembre de Francisco e não do Juninho. Faça isso com o coração grato.
Quatro amigos gostam de uma pessoa, levam-na até Jesus, Jesus fica presente com aquela pessoa, toca a pessoa, cura a pessoa, e tudo aconteceu na casa de Pedro, na casa do fratello Pedro. Quantas coisas maravilhosas não vão acontecer na nossa casa, a Casa do Fratello, amém?
Juninho.
Ajude-nos a construir a “Casa do Fratello” ! Seja um benfeitor.
Caixa Econômica Federal
Ag: 1634
op: 013
conta poupança: 85045-6
OBS: Ouça na íntegra as palavras do fundador sobre a construção da “Casa do Fratello”:
http://www.4shared.com/mp3/r4plWtQUce/Casa_do_Fratello_-_Juninho_21-.html?