Origem do Dia Mundial do Autismo

Conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. O que é o Autismo? O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece até três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V. O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender. As pessoas com autismo podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial. Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – que podem ser mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode ouvir determinados em um volume muito alto (audição aguda), enquanto outras pessoa podem nem perceber, isto pode causar ansiedade ou mesmo dor física. Alguns indivíduos tem pouca sensibilidade, podem não sentir dor ou temperaturas extremas. Algumas podem: rodar, agitar as mãos ou balançar o corpo para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria.

O Autismo é mais prevalente em meninos, sendo uma menina para cada 4 meninos atingidos pela síndrome. Uma em cada 68 crianças nascidas no mundo possuem Autismo, dados alarmantes sendo maiores que o Câncer e AIDS e Diabetes juntos.

Quanto mais informação menos preconceito… O Autismo não é contagioso mas o preconceito sim, por isso vamos difundir amor.

Fontes de Pesquisas: http://autismoerealidade.org/ ; DSM-V

Márcia Ribeiro Neuropsicopedagoga

 Ação Autismo

Loja Ide

Conheça mais produtos de nossa missão