De acordo com o documento pontifício 17,qualquer pessoa que tenha a oportunidade de viver uma profunda libertação adquire maior sensibilidade face à realidade que a rodeia, visto que, uma vez o bem comunicado ele se radica e se desenvolve. Por isso quem almeja viver a dignidade em plenitude não tem outro caminho senão reconhecer o outro e buscar fazer o bem.
De acordo com o Documento de Aparecida, na doação, a vida se fortalece e se enfraquece o comodismo e o isolamento. Aqueles que abandonam as margens do caminho, são os que mais se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais. O documento também aponta que nossa vida amadurece na medida em que a entregamos para servir aos outros. Podemos aqui lembrar da missão confiada à Comunidade Ide por meio das palavras do fundador, Juninho: “o homem completo é aquele que ama. Assim, o olhar da Missão IDE está fixo em Jesus, cuja missão, aqui na terra, foi a valorização do homem todo e de todos os homens.”
O anúncio renovado, vivo, de esperança, impelido pela força do Espírito Santo proporciona aos cristãos e aos tíbios uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora. Esse anúncio não deve excluir ninguém e não imposto como obrigação, mas sim como quem partilha uma alegria. Essa alegria evangelizadora é graça de Deus, por isso, faz-se necessário pedi-la ao Deus da graça.
“A igreja não cresce por proselitismo, mas por atração.” (Bento XVI)
Cláudia Perfeito – membro aliança Missão Ide